Créditos: https://rotinadeti.wordpress.com/

Na tentativa de solução, tentamos de tudo, começando com atualização do Windows, remoção de anti-virus, clean-boot, remoção de shadows existentes, recriação do shadow storage… Nada trouxe a solução do problema.

Foi então que notamos que quando ocorria uma request de backup, lá no device manager aparecia um novo device chamado “generic volume shadow copy”, no estado desabilitado.

Após habilitar este device, O Backup Iniciou imediatamente! Testamos então a criação de shadow utilizando o comando abaixo:

vssadmin create shadow /For=C:

O mesmo device foi cirado, e após ser habilitado, a shadow foi criada. Beleza, tenho metade da solução, mas e agora?

Foi então que ao habilitar a opção “View Hiden devices” no menu View do Device manager, encontramos inúmeros “ghosts devices” sendo listados, conforme a imagem abaixo:

Estes devices basicamente eles representam cada shadow que não está mais presente na máquina, mas que não foi devidamente removida do registro do windows, sendo localizada no caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Enum\STORAGE\VolumeSnapshot

Eu realizei um backup desta key para fins de segurança, e utilizei a ferramenta Microsoft DevNodeClean para remover os dispositivos “fantasmas” presentes em minha máquina.

A ferramenta pode ser encontrada em:

https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=42286

O comando utilizado foi:

DevNodeClean.exe /r

Na sequência, o registro foi limpo, e meus backups voltaram a funcionar corretamente!

Espero que estas dicas possam ajudar outros colegas da área!

 

Abraço!